A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Jorge Adrihan do Nascimento de Moraes

Resumo


O presente estudo analisa a pedagogia de Paulo Freire, aborda o conceito de libertação muito utilizado pelo autor em suas teorias, ao mesmo tempo em que analisa a eficácia de suas colocações no cenário educacional contemporâneo. A partir de análises, o estudo conseguiu se aprofundar no conceito de libertação muito abordado por Freire e, ao final, mostra se a escola atual tem realmente cumprido seu papel de formar um indivíduo crítico. Deste modo, o primeiro passo foi realizar um levantamento bibliográfico do tema e observar como iniciar o processo de intervenção dentro do espaço escolar, analisando e descrevendo  minuciosamente os dados obtidos. Por fim, realiza-se uma análise de redações de alunos do Ensino Fundamental II e Médio do bairro de Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. Assim, evidencia-se a importância do exercício da pedagogia de Paulo Freire, na aprendizagem, para formar alunos críticos. Compreende-se, pois, que a educação não se constitui de conteúdos pré-programados e de educadores que somente querem transmitir seus ensinamentos. A educação forma cidadãos, logo, o estudo verifica e confirma se realmente a escola tem cumprido seu papel na sociedade.

 

Palavras-chave: Pedagogia, Paulo Freire, libertação, educação.


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