DUALISMO NO ENSINO MÉDIO PERIFÉRICO: A FORMAÇÃO PARA A VIDA E PARA O TRABALHO DOS JOVENS NA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO

Alex Rosa da Silva

Resumo


O presente artigo é resultado de um estudo baseado em pesquisas bibliográficas, referentes à educação profissional de nível médio, ministrada nas escolas públicas estaduais, com foco no ensino direcionado aos jovens da periferia do Rio de Janeiro. A condição juvenil foi posta em análise, conjuntamente com o conceito de moratória social, etapa da formação para a vida que acaba sendo encurtada, para dar lugar à formação do adolescente para o mercado de trabalho. Mesmo assim, é possível observar poucas ou insuficientes políticas públicas, voltadas à formação profissional dos jovens das classes populares, sobretudo pela constatação da dualidade nessa etapa de ensino, no tocante à formação profissional, que se encontra presente tão somente nas escolas técnicas federais ou naquelas diferenciadas pelo Estado, enquanto os colégios estaduais de bairro mantém um ensino de formação geral precarizado.

 

Palavras-chave: Juventude. Adolescente. Ensino médio. Mercado de trabalho. Periferia.


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