O SENTIDO DE MAPA DOS DESENHOS INFANTIS

Rodrigo Batista Lobato, Paloma Danielle Barra Machado Coelho

Resumo


O presente trabalho se debruçou em observar como que os desenhos infantis têm apresentado o mapa em seus episódios, mas sobretudo, observando esse significado voltado tanto para um público alvo que ainda não está inserido na Educação Infantil assim como aqueles que possam estar, porém, dentro de uma faixa etária de 2 a 4 anos de idade. Como hipótese, tem-se que esse sentido é daquela Cartografia Tradicional do mapa mudo que privilegia a localização, o mapa de tachinha. Entretanto, pode-se observar no decorrer do estudo que, apesar de tais desenhos apresentarem características da Cartografia Tradicional, esses desenhos não precisam estar preocupados com a precisão cartográfica, assim como os conceitos cartográficos mais complexos, e assim entende-se deste modo, a maneira na qual o mapa é apresentado, atende tanto as necessidades das crianças que ainda não foram para a escola, assim como, daquelas que estão inseridas na Educação Infantil.

Palavras-Chave: Desenhos infantis; Sentido de mapa; Cartografia na Educação Infantil.


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