ORALIDADE: UMA QUESTÃO POUCO FALADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS

Claudiane Alves de Figueiredo, Tayanne Pinheiro Granadeiro

Resumo


A linguagem é um dos bens sociais mais relevantes e de maior valor, a
qualquermomento apreciada pela humanidade, pois forma um sistema de
regras que deveser obedecido por todas as sociedades para que, dessa forma,
haja interação uns com os outros. Geralmente, a atividade discursiva está no
contexto da fala ou da escrita, em que ambas desempenham um papel
importante na comunicação. No entanto, no âmbito das escolas, há uma
tendência quanto ao uso da fala nos livros escolares adotados pelas escolas,
em que a abordagem da escrita é consideravelmente maior. A prática de falar
em livros didáticos de português é pouco explorada, chamando a atenção dos
alunos para a escrita, mantendo o foco na gramática. Por outro lado, a
prática oral prevalece quando se ensina uma língua estrangeira, embora
menos usual referindo-se à língua materna, pois há uma tendência de pensar
que o falante já é competente.

PALAVRA CHAVE: Prática oral; Livros didáticos de português.


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