A IDEOLOGIA DOMINANTE DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO CONSERVADORISMO IMPLICITO NO PL 867/2015 QUE TRATA DO PROJETO

Cristofer Barros Motta, Marina Garcia

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar o conservadorismo implícito
no PL 867/2015 que trata do programa Escola Sem Partido e sua inserção
na LBD e no Plano Nacional de Educação. Partindo de uma perspectiva
sociológica, investigou-se um tipo de conservadorismo político que se
remetem os idealizadores desse projeto com base nas obras A Ideologia
Dominante do Escola Sem Partido e o Livro Urgente da Política Brasileira.
Verificou-se também que o principal alvo dos ataques conservadores dessa
medida é o professor que terá, caso seja aprovada o PL, a sua prática
pedagógica censurada. Por fim, apontamos possíveis caminhos que possam
acelerar a retomada da votação do programa Escola Sem Partido na câmara
federal e nas demais assembleias legislativas espalhadas por estados e
municípios ao qual foi protocolado o projeto, com base nas demandas
ultraconservadoras de setores específicos da sociedade.


PALAVRA CHAVE: Escola Sem Partido, ideologia, projeto de lei,
conservadorismo implícito, professor..


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