O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FORMA DE APERFEIÇOAMENTO DA LEI-TURA E DA ESCRITA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ingrid Ramos Pimenta, Arlene da Fonseca Figueira

Resumo


O presente artigo procura analisar o uso das redes sociais no processo de
ensino-aprendizagem, bem como na prática pedagógica em geral. Além
disso, intenta desmitificar a ideia de que a internet afeta negativamente a
escrita e a leitura de alunos, buscando transmi-tir a importância da internet
e das mídias sociais no contexto educacional de jovens estudan-tes. Através
de uma pesquisa quantitativa, é chegada a conclusão de que as mídias sociais
podem ser ferramentas auxiliadoras no fazer docente, isso porque a
cibercultura já se encon-tra plenamente difundida entre estes alunos fora das
escolas e com esses recursos disponíveis em sala de aula, a metodologia dos
professores e a interação dos alunos se tornariam muito mais amplas. O
referido trabalho fará uso de alguns referenciais teóricos, tais como: Leitura
e escrita de adolescentes na internet e na escola, de Maria Teresa de
Assunção Freitas e Sér-gio Roberto Costa (2011); Letramento digital -
Aspectos sociais e possibilidades pedagógi-cas, de Ana Elisa Ribeiro e Carla
Viana Coscarelli (2005).

PALAVRA CHAVE: Educação; Redes sociais; Alunos; Leitura e escrita.


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