LINGUAGENS DA INFÂNCIA – CULTURA, ESPAÇO E APRENDIZAGEM: A INSPIRAÇÃO DE REGGIO EMÍLIA

Diana dos Santos de Lima da Silva, Dimarina Lima

Resumo


O presente artigo tem como finalidade provocar no leitor a reflexão sobre a
aprendizagem da criança no ambiente escolar na primeira etapa da
Educação Básica, inspirando-se na abordagem das escolas públicas de
Reggio Emilia. A pesquisa foi direcionada para buscar compreender o
vínculo exercido pelo espaço escolar para o desenvolvimento cognitivo e
expressivo da criança na Educação Infantil, partindo das seguintes questões:
o meio no qual a criança está inserida possibilita a construção do
conhecimento, através das intersecções culturais? É influência no espaço de
aprendizagem para o desenvolvimento da criança na creche e pré-escola?
Qual o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem? Como não
intervir na aprendizagem da criança? Foi realizada pesquisa bibliográfica,
abordando autores como Vygotsky (1999), Rinaldi (2012) e Barbosa e Horn
(2008), com fundamentos teóricos que oportunizaram elucidar a trajetória
da abordagem de Malaguzzi, para o aperfeiçoamento da práxis docência.

PALAVRA CHAVE: Reggio Emilia. Aprendizagem. Cultura. Espaço.
Linguagens da infância.


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