O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de questionar o discurso atual, veiculado
por meio da mídia em geral, que reduz a importância do pensamento crítico
para o ensino de Geografia, acusando qualquer exposição pedagógica de
doutrinação. Buscamos compreender o discurso que privilegia uma
pedagogia acrítica e vinculada as exigências do mercado de trabalho, para
isso, analisaremos o projeto “Escola Sem Partido” e a origem deste
pensamento conservador vinculado às ideias neoliberais. Indagamos as
razões que fizeram com que esse discurso acrítico fosse amplamente
divulgado e como fica o papel do professor de Geografia em meio a esse
desafio. Por fim, sublinhamos a importância de uma Geografia escolar que
promova ideias críticas, apartadas dos perigos ideológicos, fomentando nos
alunos a capacidade avaliativa de todos os aspectos cotidianos destes, seja a
natureza, o transporte, a política, isto é, a sociedade como um todo.
PALAVRA CHAVE: Ensino de geografia, Escola Sem Partido,
neutralidade, doutrinação, política.
por meio da mídia em geral, que reduz a importância do pensamento crítico
para o ensino de Geografia, acusando qualquer exposição pedagógica de
doutrinação. Buscamos compreender o discurso que privilegia uma
pedagogia acrítica e vinculada as exigências do mercado de trabalho, para
isso, analisaremos o projeto “Escola Sem Partido” e a origem deste
pensamento conservador vinculado às ideias neoliberais. Indagamos as
razões que fizeram com que esse discurso acrítico fosse amplamente
divulgado e como fica o papel do professor de Geografia em meio a esse
desafio. Por fim, sublinhamos a importância de uma Geografia escolar que
promova ideias críticas, apartadas dos perigos ideológicos, fomentando nos
alunos a capacidade avaliativa de todos os aspectos cotidianos destes, seja a
natureza, o transporte, a política, isto é, a sociedade como um todo.
PALAVRA CHAVE: Ensino de geografia, Escola Sem Partido,
neutralidade, doutrinação, política.
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