Abordagem e exploração de gêneros textuais em livros didáticos de 9° ano indicados pelo PNLD de 2017

Luane Fernandes Firmino

Resumo


A diversidade de textos e gêneros textuais pode ser explorada nas aulas de língua portuguesa, pois os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental sugerem que os gêneros sejam apresentados não somente em função de sua relevância social, mas também pelas suas diferentes formas de organização. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar a abordagem de gêneros textuais inclusos em livros didáticos de língua portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental. Busca-se verificar se as coleções exploram os gêneros discursivos, uma vez que é essencial que o aluno domine os diferentes gêneros que circulam na sociedade. O estudo está baseado nas teorias de gêneros textuais de Marcuschi (2010) e nas concepções de texto de Koch (2014) e Antunes (2010). Como corpus, foram selecionadas duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa aprovadas pelo PNLD 2017.


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ISSN 2447-2409