Adaptações pedagógicas para alunos disléxicos nas aulas de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental

Clarissa Fontenlos Figueira, Eder Nicolau Alves Venancio

Resumo


Além de apresentar o conceito de dislexia e seus principais sinais de identificação, este trabalho objetiva-se em sugerir estratégias de adaptação pedagógica para promover a inclusão de discentes diagnosticados como disléxicos nas aulas do componente curricular Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental. A dislexia, basicamente, é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade cognitiva de decodificação rápida, fluente e eficaz de palavras e a habilidade de correlacionar os sentidos dessas para compreensão textual. Tal comprometimento afeta diretamente no aprendizado da leitura e da escrita da língua, principais focos do ensino de língua portuguesa comumente. Tornam-se imprescindíveis, portanto, adaptações para que alunos disléxicos não sejam prejudicados por conta dessas dificuldades que podem ser eventualmente superadas com apoio adequado oferecido por profissionais da educação devidamente treinados. Este trabalho tem, como principal base teórica, os estudos disponíveis em Fletcher et al. (2009), Alves et al. (2011) e Veras (2013).

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ISSN 2447-2409