A Leitura de Textos Literários: o Processo de Construção da Argumentação em Sala de Aula

Jorge Adrihan do Nascimento de Moraes

Resumo


A presente investigação trata da leitura de textos literários em sala de aula, visando levar o aluno à construção da argumentação na produção textual. Diante disso, através de experiências discursivas no Ensino Médio de uma escola privada do Rio de Janeiro, analisou-se a contribuição de textos literários na construção da argumentação, com a inserção dos textos “A negrinha”, de Monteiro Lobato (2009), e “Aqueles dois”, de Caio Fernando Abreu (2015). Logo, foi realizada uma pesquisa de campo, a nível explicativo, para verificar o desenvolvimento argumentativo dos sujeitos nas produções textuais antes e após a incorporação dos textos literários. Evidenciou-se que a utilização dos contos literários desenvolveu nos indivíduos a reflexão crítica e argumentativa. Com base nas leituras, os sujeitos puderam refletir não somente a partir do contemporâneo, mas também observando historicamente as questões, constituindo-se assim de uma reflexão crítica, tendo suas ideias afloradas e conseguindo refletir e argumentar sobre os temas propostos.

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ISSN 2447-2409