EDUCAÇÃO PARA LIBERTAÇÃO OU PARA REPETIÇÃO? UMA ANÁLISE DO ENSINO OFERECIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME/RJ) PARA A CASA DE ALFABETIZAÇÃO

Laísa Rodrigues Alves

Resumo


A educação pública do Município do Rio de Janeiro, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), divide o segmento do ensino fundamental em três ciclos nomeados: casa de Alfabetização, Primário Carioca e Ginásio Carioca. Esta pesquisa apresenta uma análise comparativa entre a educação para libertação e a educação bancária a partir da observação do material didático e das avaliações oferecidas à Casa de Alfabetização que engloba os três primeiros anos deste segmento, questionando o seu real objetivo; além de realizar entrevistas com professores da rede pública municipal, atuantes neste segmento. A partir desta observação, critica-se o atual sistema educacional usando como base o pensamento de alguns teóricos como Paulo Freire, Dermeval Saviani, entre outros. Analisou-se também as motivações que geraram a greve dos professores em 2013, tendo em vista que esta ação serviu como um meio de luta dos professores inconformados com o atual sistema. Através desta pesquisa ressaltamos a importância do papel do educador nesta mudança estrutural necessária.

Palavras-chave: Educação; Emancipatória; Alfabetização; Lista de anexos.


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