Sumário
MIRANTE - Dossiê 1: Perspectivas da Educação pública do RJ: Construindo Caminhos para além da Educação como Mercadoria
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A INTRODUÇÃO DE TICS NO ESPAÇO ESCOLAR: O CASO DO PROJETO ESCOLAS DO AMANHÃ DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO/RJ | |
Isaac Gabriel Gayer Fialho da Rosa |
AS VOZES DA RUA E A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA: DILEMAS CURRICULARES PERSISTENTES E PERTINENTES À DOCÊNCIA NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. | |
Rodrigo Coutinho Andrade |
MIRANTE - Dossiê 2: Transformações Sócio-territoriais em Campo-Grande
A PRODUÇÃO E (RE) CONSTRUÇÃO DO BAIRRO CAMPO GRANDE, RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS DE 1946 A 2011. | |
Paulo Henrique Araujo Barata |
AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS NA EXPERIÊNCIA ESPACIAL DE CAMPO GRANDE A PARTIR DA PRESENÇA DE NOVOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS: POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS. | |
Gisele dos Santos de Miranda |
CORONELISMO E NEOCORONELISMO, UMA REVISÃO | |
Mauro Lopes De Azevedo |
CAMINHOS ESCRITOS (Artigos)
ALCEU AMOROSO LIMA E AS TENSÕES MODERNISTAS. | |
Leandro Garcia Rodrigues |
BALANÇO DA IMPLANTAÇÃO DA LEI DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (9795/99) NA EDUCAÇÃO FORMAL, APÓS DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA | |
Vânia Sueli da Costa |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O FA D’AMBU, UM CRIOULO DE BASE PORTUGUESA COM INFLUÊNCIA ESPANHOLA | |
José Ricardo Dordron de Pinho |
ESTRATÉGIAS DE PRESERVAÇÃO DA FACE: EM FOCO O DISCURSO RELIGIOSO | |
Arlene da Fonseca Figueira |
ORA (DIREIS) OUVIR HISTÓRIAS: REFLEXÕES SOBRE A ARTE DE ENSINAR CONTANDO HISTÓRIAS | |
Mirian da Silva Pires |
NOTAS ACERCA DOS CONCEITOS DE ESPAÇO E ESPAÇO-TEMPO: IMPLICAÇÕES E DESDOBRAMENTOS PARA ANÁLISES DE RISCOS EM GEOGRAFIA | |
Cleber Marques de Castro |
O FIO DAS METÁFORAS NO CONTO “O HOMEM CADENTE”, DE MIA COUTO | |
Erivelto da Silva Reis |
SOBRE O FENÔMENO DA VERDADE | |
Francisco de Moraes |
O POSSÍVEL ROMPIMENTO DO ATUAL PADRÃO AMBIENTAL E A QUESTÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL | |
Luís Henrique Ramos de Camargo |
O MUNDO DO TRABALHO HOJE: REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, TOYOTISMO, ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL E NEOLIBERALISMO | |
Valdemar Ferreira da Silva |
O LUGAR: LIMITES E POSSIBILIDADES TEÓRICO-CONCEITUAIS NA ANÁLISE GEOGRÁFICA. | |
Rosilaine Souza de Araújo da Silva |
PARTES DO PERCURSO (Capítulos de teses, dissertações e monografias)
CONCEITOS CARTOGRÁFICOS E A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM GEOGRAFIA | |
Narayana Fernandes de Souza |
O PAPEL DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (RJ) | |
Patrícia de Oliveira Plácido |
A CRUZ, A TINTA & O SENTIDO: UMA ANÁLISE DAS CARTAS DE MANUEL DA NÓBREGA | |
José Delfim dos Santos Pereira |
MEMÓRIA E LUGAR: REVELANDO TRAJETÓRIAS E IDENTIDADES | |
Célia Regina Neves da Silva |
EDUCAÇÃO PARA LIBERTAÇÃO OU PARA REPETIÇÃO? UMA ANÁLISE DO ENSINO OFERECIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME/RJ) PARA A CASA DE ALFABETIZAÇÃO | |
Laísa Rodrigues Alves |
ROTAS DE LEITURAS (Resenhas e sinopses)
ROTEIROS PARA GRAMSCI | |
Jane R.S.Souza |
RESENHA DO LIVRO THE TUDOR HOUSEWIFE DE ALISON SIM. | |
Renata de Souza Gomes |
RESENHA DO LIVRO O LUGAR NO/DO MUNDO. | |
Esther Cristina Santos Pereira |
VENTURAS OU DESVENTURAS: REVISITANDO A DIALÉTICA DA DEPENDÊNCIA. | |
Nathália Rodrigues Faria |
RESENHA DO LIVRO GEOGRAFIA PEQUENA HISTÓRIA | |
Renata Maia Agostinho Demetrio |
Uma síntese do progresso medievo: Uma análise reflexiva sobre os aspectos propostos por Baschet | |
Eric Patrick Silva de Faria Rocha |
VIVÊNCIAS (Entrevistas, relatos e projetos)
“DESALOJADOS: UM OLHAR SOBRE AS REMOÇÕES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO”. | |
Cristiane Moura |
O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) – TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID – SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. | |
Rodrigo Siqueira da Silva, Luciana Lima Barbosa, Leydiane Paula da Silva |
AUDIOVISUAL, GEOGRAFIA E SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PRELIMINARES A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/GEOGRAFIA/FIC | |
Nilcilene Vieira, Danieli Azevedo Gomes, Cristiano Escobar Ramos, Eilton Bernardo da Silva |
ISSN: 2358-9159