AS VOZES DA RUA E A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA: DILEMAS CURRICULARES PERSISTENTES E PERTINENTES À DOCÊNCIA NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO.

Rodrigo Coutinho Andrade

Resumo


Como tentativa de problematização à Geografia que se ensina, o presente artigo é reflexo de dilemas presentes-pretéritos enquanto professor da rede estadual do Rio de Janeiro, concomitantes as potencialidades geográficas, às demandas sociais e a estruturação do Currículo Mínimo para o ensino de Geografia na Educação Básica, mais especificamente no Ensino Fundamental. Logo, para alcançar os objetivos, busca-se a breve contextualização dos diferenciados anseios sociais, e os conflitos do mesmo, diante das verticalidades impetradas pela Secretaria Estadual de Educação, convergidas aos projetos hegemônicos para a escola pública no estado, de maneira contínua, diante das vozes de junho de 2013. Para tal condição, retorna-se a especificação das proposições curriculares, assim como o discurso geográfico estruturado em habilidades e competências.


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