MANOEL BOMFIM E DARCY RIBEIRO: DOIS PROJETOS DE BRASIL DE SUPERAÇÃO DAS INJUSTIÇAS SOCIAIS COM A EDUCAÇÃO POPULAR ATRAVÉS DO PEDAGOGIUM E DOS CIEPS
Resumo
Este é um estudo qualitativo, em que os objetivos do artigo referemse ao desenvolvimento de idéias, concepções e análises sobre a educação popular na visão e atitude de Manoel Bomfim e Darcy Ribeiro. Os dados desta investigação foram retirados por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Entre os resultados foram observados os números alarmantes de analfabetismo sobre as pessoas não contempladas pela instrução popular e a marginalização dessas pessoas no desenvolvimento do país. Quando, no período anterior à criação do Pedagogium e a criação de CIEPs, o analfabetismo foi o fator predominante na vida da maioria dos brasileiros. A situação do analfabetismo trouxe reflexos na vida política e social da nação, que pela ausência de instrução primária adequada foi engessada e organizada pelas elites agrárias e centrais no período da criação da República (Pedagogium), e foi um dos Fatores determinantes para a inserção de meninos, jovens e adultos na criminalidade no período que antecedeu a criação dos CIEPs. A necessidade do confronto e / ou relação no projeto do Pedagogium e dos CIEPs revela a função social da instrução primária para enfrentar os problemas da exclusão das pessoas que vivem à margem da sociedade e iniciar o processo de recuperação por meio dos agentes públicos, que neste caso seria cumprido pelo papel de instruir por meio de indivíduos comprometidos com a causa pública em defesa de uma educação libertária como a alternativa mais viável para modificar o quadro social como acreditava Manoel Bomfim e Darcy Ribeiro.
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