ORA (DIREIS) OUVIR HISTÓRIAS: REFLEXÕES SOBRE A ARTE DE ENSINAR CONTANDO HISTÓRIAS
Resumo
Este artigo tem como escopo estabelecer uma correlação entre o professor e o narrador em seus respectivos misteres, ou seja, a arte de contar histórias e a arte de ensinar. Depositários dessas artes, o narrador e o professor se veem diante de ouvintes capazes de interagir e passar adiante o que aprenderam. Com base no ensaio de Walter Benjamin (1994), será feita uma aproximação entre o narrador e o professor, buscando mostrar que ambos habitam o locus privilegiado onde se articulam valores, cultura e sabedoria. O que se propõe é sugerir um caminho de encontro profícuo entre professor e alunos que reproduza o encantamento do narrador e seus ouvintes, de modo que, juntamente com a matéria e o conteúdo planejados, sejam compartilhados valores humanos sempiternos capazes de orientar escolhas consequentes. O soneto2 de Olavo Bilac (1980), sugerindo um entendimento poético e amoroso do universo, provocounos a hipótese de que “ouvir estrelas” como ouvir histórias é uma forma estética e produtiva de aprendizagem.
Palavras-chave: Narrador. Professor. Contar e ouvir histórias.
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